Serendipidade X Cool hunting

Na aula passada, no dia 25 de março de 2014, foi discutido sobre a Serendipidade a partir do texto publicado no O Globo. A serendipidade vem da palavra inglesa Serindipity e pode ser definida como o ir de encontro ao inesperado, significa o ato de descobrir coisas agradáveis por acaso.

A serendipidade nos dias de hoje é considerada como uma forma especial de desenvolver o potencial criativo de uma pessoa por meio da perseverança, inteligência e senso de observação. Em outras palavras, ela significa que estar aberto ao mundo e a novos conhecimentos pode levar a mente muito adiante. Para descobrir o acaso, temos que produzir problemas e através da sagacidade e persistência podemos transformar a descoberta em acaso. Assim, conseguimos linkar este assunto com o nosso tema, relacionando-o com um profissional muito importante no campo da Moda, o Cool hunter.

O Cool hunting é um termo do mundo do marketing que se refere á previsões futuras, tendências e mudanças de consumo. A figura do Coolhunter encontra-se sob a ideia de uma camuflagem de simplicidade cotidiana, geralmente são pessoas informadas, sistemáticas, criativas e observadoras onde não só se dedicam a recopilar informações que rastreiam de todo tipo de web, mas também criam novos conteúdos.

Eles possuem três leis que levam a sua existência modesta ou rotineira:

– Quanto mais cedo você agarrar, mais cedo fugirá. Uma tendência nasce com a necessidade de gerar uma linguagem hermética só acessível ao grupo que usa.
– O Cool não pode ser fabricado, só observado. Isto é, funciona como as antigas regras antropológicas de sacratização: não se pode representar, apropriar ou imitar.
– Para saber o que é Cool, deve ser Cool. Não existem mecanismos racionais. Não existe ciência, apenas intuição.

O Cool hunting tem a internet como a principal fonte de pesquisa, local que possui um volume de informação espantoso, sendo necessário para o profissional analisar, organizar, ficar com o que seja mais interessante e ser capaz de encontrar as conexões que sejam realmente importantes para as futuras tendências da Moda.

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Um pensamento sobre “Serendipidade X Cool hunting

  1. Pingback: Cool Hunting: caçando tendências | No meio da moda

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