Influências Públicas Midiáticas

E aí, tudo bem?

O tema do COM104 da semana é bem interessante para nós cidadãos, internautas e comunicadores: Internet e Política!

Dentre os variados assuntos tratados, abordaremos aqui a questão da esfera e opinião pública, seu vínculo com as mídias massivas e a Moda.

Conceituando, esfera pública é a dimensão na qual os assuntos públicos são discutidos e que culmina na formação da opinião pública (opinião geral dos cidadãos em relação a qualquer tema ou questão). A opinião pública muitas vezes é revelada através de iniciativas privadas ou por meios de comunicação. Em várias ocasiões os órgãos que expressam a opinião pública se transformaram em órgãos que exercem manipulação através de propaganda, de governos ou empresas. (Site Significados). As redes sociais podem ser consideradas como esferas públicas (já que podemos opinar e falar sobre qualquer assunto de nosso interesse), mas ainda é um lugar restrito, já que muitos ainda não possuem pleno acesso à internet.

DiscussãoFonte: Revista ContemporARTES

 

O site DHnet – Direitos Humanos diz que a internet é um canal para informações que, historicamente, não figura nos meios de comunicação e massa. Traz, ainda, uma oportunidade para que as pessoas possam compartilhar impressões e dados de qualidades diferentes sobre os grandes eventos do mundo, os quais não são contemplados pelo padrão de notícia dos veículos tradicionais. O site ainda fala que na internet, “observa-se, ainda, uma transposição para a rede da informalidade das conversas e do cotidiano, no surgimento e desenvolvimento de comunidades virtuais. Pode-se dizer que a internet é uma organização e materialização comunicativa da esfera pública, como teorizada por exemplo por Jürgen Habermas.”.

A internet e, principalmente, as mídias massivas (jornais, televisão, rádio, cinema) são as principais fontes de informações para nós e acabam influenciando muito na opinião pública. Ideias, pensamentos, bordões, gostos, hábitos e até jeitos pessoais como forma de falar de artistas, jornalistas são absorvidos e colocados em prática por algumas pessoas. As novelas são fortes exemplos destas influências, principalmente quando o assunto é o nosso: Moda! 

 

Family Watching TV Together

Fonte: Cultura Mix

 

opinião publica

Fonte: Blog Zelmar Guiotto

 

O estilo de atrizes e atores são bastante copiados por grande parte da sociedade e uma possível explicação para isso pode ser pelo fato de se achar que o que está nas telinhas está na moda. A ideia de estar atualizado, de ser moderno e seguir tendências são questões muito presentes na vida de uma sociedade capitalista, estando o capitalismo fortemente presente nos meios massivos de comunicação (somos bombardeados diariamente com propaganda e publicidade) e, consequentemente, também influenciando a opinião pública.

A novela O Clone (2001) é um bom exemplo disto tudo! Ela influenciou em nosso país opiniões não só no âmbito da moda árabe, a exemplo de bolsas, véus, jóias, lençóis e vestidos, como também influenciou em questões sociais com o tema da dependência química vivida por alguns personagens e a importância de se tratar deste problema! Legal né?

 

slave

Fonte: Blog My Fashion World

 

Agora então uma reflexão para você: Já percebeu se a mídia, a opinião pública e tudo o que isso envolve já te influenciaram alguma vez? Ainda te influenciam? Em que exatamente? Fica a dica hein? 😉

 

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s